Início Outros Morreu ator alemão Jürgen Müller

Morreu ator alemão Jürgen Müller

8694
0

O conhecido cofundador e diretor artístico da companhia teatral catalã La Fura dels Baus, morreu na sexta-feira aos 66 anos. A companhia anunciou ontem o desaparecimento do ator alemão Jürgen Muller, num momento de grande tristeza e consternação para todos.

Foi o ator que mais vezes representou nos La Fura dels Baus sofria há dez anos de uma doença pulmonar hereditária e acabou por não resistir. Foi responsável pela criação da “linguagem característica da companhia, com raízes na dança japonesa do pós-guerra Butoh e no chamado Teatro da Crueldade, em que é abolida a fronteira entre público e atores”.

A equipa da La Fura dels Baus lamentou a “triste perda do seu colega”, deixando uma mensagem conjunta nas redes sociais: “Descansa em paz, ‘furero’. Viva Jürgen Müller!”.

Foram mais de 40 anos de espetáculos, dos quais se destacam: “Manes” e óperas como “Karl V.”, “Frankenstein”, “Manon Lescaut”, “Turandot” ou “Carmina Burana”. Foram uma das maiores atrações da EXPO’ 98 com o espetáculo Ombra.

Mais recentemente estiveram no fecho da Guimarães – Capital Europeia da Cultura 2012, no final do festival Super Bock Super Rock em 2018, no Parque das Nações, e em dezembro de 2019, com a sua versão de “Carmina Burana”, apresentada no Campo Pequeno (Lisboa).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here